segunda-feira, novembro 16, 2009

Sobre o Ritmo e o Caminho



- Faltou algo em sua palestra
sobre o Caminho de Santiago
- me diz uma peregrina, assim que saímos
da Casa de Galicia, em Madrid,
onde minutos antes eu acabara
de dar uma conferência.

Deve ter faltado muita coisa,
pois minha intenção ali era de apena
s compartilhar um pouco minha experiência.

Mesmo assim, convido-a para tomar um café,
curioso em saber o que ela considera
como uma omissão importante.

E Begoña – este é seu nome – me diz:
- Tenho notado que a maioria dos peregrinos,
seja no Caminho de Santiago, seja nos caminhos
da vida, sempre procura seguir
o ritmo dos outros.

"No início de minha peregrinação,
procurava ir junto com meu grupo.
Me cansava, exigia de meu corpo mais
do que podia dar, vivia tensa,
terminei tendo problemas nos
tendões do pé esquerdo.
Impossibilitada de andar por dois
dias, entendi que só conseguiria
chegar a Santiago se obedecesse
meu ritmo pessoal.

"Demorei mais que os outros,
tive que andar sozinha por muitos trechos
mas foi só porque respeitei meu próprio
ritmo que consegui completar o caminho.
Desde então aplico isso a tudo que preciso
fazer na vida: respeito o meu tempo".

Globo 122 - Fragmentos X

Nenhum comentário: