sexta-feira, setembro 25, 2009

Pare de Sofrer



Certas pessoas parecem ser feitas
sob medida para determina­das situações.
Existem coisas, as mais inusitadas,
que só acontecem para elas e de tal sorte
que diante dos fatos nós ficamos mudos
sem saber o que dizer.

São os dramas do cotidiano.
Você ainda acredi­ta neles?
Pois é, essa é a melhor forma
de atraí-los para você.

Parece-me ouvir sua alegação
de que cada um tem seu próprio destino
e só vai passar pelos fatos
que estavam previamen­te determinados.

Para ser sincero, essa é a lógica
que todos nós trazemos de uma interpretação
parcial dos efeitos desastrosos
e doloridos das expe­riências do dia-a-dia.

De uma certa forma, achar que tudo
estava escrito no livro da vida nos isenta
da responsabilidade de admitirmos
que a culpa é nossa.
Mesmo nos colocando no lugar de pecadores
impenitentes e ignorantes, é-nos até agradável
a postura de "vítima" inexorável de um destino
determinado, mesmo quando chegamos a admitir
uma pretensa escolha em vidas passadas:
"Tenho que sofrer para resgatar meus erros passados",
"Estou colhendo o que plantei e
só me resta aceitar as consequências de meu erro".

Que beleza! Uma alma nobre aceitando sua pequenez
e dizen-do-se incapaz, permanecendo passiva
e tristemente à espera do momento
em que será "salva" e possa ser feliz de novo...

Pensando bem, você acredita mesmo nisso?
Você que está sofrendo a pressão da dor,
da doença, da frustração, da miséria,
da solidão, da depressão, da carência,
pensa mesmo que só resta aceitar e esperar
passivamente que seu carma acabe e num
passe de mági­ca tudo se transforme?

Em que pese todo o respeito que sinto
por sua dor e por sua privacidade,
seu direito de escolher seu próprio caminho,
sinto que talvez tenha chegado sua hora
de compreender o quanto esse pensamento
está longe da grandeza da ação divina.

Acreditar que Deus seja um credor tão exigente
que queira de nós o pagamento de enganos cometidos
na experimentação e no desenvolvimento de nossas almas
seria o mesmo que punirmos as crianças por não terem
maturidade para agir como um adulto.

Não seria além de crueldade uma loucura?
Mesmo os pais da Terra não desejam agir
assim com os filhos. Acreditar nisso
não seria diminuir a ação de Deus?

Quando estamos na Terra, mergulhamos
no magnetismo absorvente do mundo, nos fechamos
para as grandezas do universo,
a profunda harmonia do cosmos,
as maravilhas da criação.

Confesso que eu também já fui assim.
Contudo, agora, percebendo a energia
vibrando em tudo, a perfeição das coisas,
a beleza de um corpo humano visto no plano energético,
iluminado, pulsando harmoniosamente,
alimentado pelo sopro da vida,
posso garantir que Deus é muito mais.


Dá para perceber, no movimento contínuo
e natural de tudo, que ser passivo,
parar, esperar que tudo passe,
conduz o ser a uma inconsciência negativa
que canaliza mais sofrimento, mais dor,
para que chegando ao limite de sua resistência
se resolva a sair da inércia e reagir.

Sabem o que descobri?
Que muitos momentos ruins de minha vida
não estavam programados a não ser por mim mesmo,
com minhas fantasias, meus medos.
Duvidam? Pois eu posso provar.
Observe as pessoas que você conhece
e perceberá que os sofrimentos de cada uma delas
se encaixam perfeitamente com suas ideias e atitudes.

Em política costuma-se dizer que cada povo
tem o governo que merece.
E em experiência de vida,
cada um tem aquilo em que acredita.

A crença, a fé, tem o poder de
materializar a energia, de criar.
È nesse aspecto que não posso concordar
com a ideia de que somos vítimas do destino
e sofredores impenitentes. Sabem de uma coisa?
Jesus disse a verdade: nós somos deuses
e o que ele fez podemos fazer.
E lei da natureza e nós realmente fazemos.



pelo espirito de Silveira Sampaio
psicografia Zibia Gasparetto
excerto do Livro Pare de Sofrer

Nenhum comentário: